Com Niklas Roy e Kati Hyppae

Niklas Roy se caracteriza como um inventor de coisas inúteis. De acordo com a sua opinião, engenheiros e designers normalmente inventam máquinas e aparelhos para resolver algum problema com as suas invenções. De alguma forma suas criações sempre acabam sendo apresentadas em exposições de arte. Niklas Roy é um dos mais fascinantes protagonistas no mundo da “new media art”. A tensão entre a dominação da produção high-tech sofisticada e a realização low-tech de aparelhos digitais é a base do trabalho do artista berlinense.

No Prototype Festival em São Paulo o artista apresentará aos participantes o método de criação dos “umbrellaphones” (“fones de guarda-chuva”). O resultado será uma grande instalação cinética auditiva e visual outdoor: uma “floresta mágica”, composta por vários “umbrellaphones” e por pelo menos uma máquina de “umbrellabubbles” (“bolhas de guarda-chuva”).

O umbrellaphone é uma curiosa construção mecânica, movida pelo ar. Ele consiste em dois guarda-chuvas coloridos, presos horizontalmente no topo de um mastro, quase como um radar, ou antena. A construção funciona como uma simples, porém eficiente turbina de vento. Ela começa a girar no momento em que uma leve brisa passa pelos guarda-chuvas. Esse movimento aciona uma pequena engrenagem numa caixa de música, presa ao mastro.

Ao mesmo tempo em que essas caixas de música podem tocar qualquer coisa – de “Bach” a “Garota de Ipanema” – as melodias não serão claramente reconhecíveis, uma vez que as grandes turbinas movimentam as caixas de música numa velocidade muito baixa. O que acontece é que cada “umbrellaphone” tocará uma nota de tempo em tempo. Mas como haverá uma combinação de vários “umbrellaphones”, seus tons irão se mesclar e gerar uma melodia sempre surpreendentemente diferente, envolvendo os espectadores.

Por fim, o objetivo principal é oferecer tanto aos participantes da oficina, como aos visitantes uma ideia de como a potência do vento pode ser usada como fonte de energia e como um meio ou processo criativo.

 

Inscrições gratuitas: cultura@saopaulo.goethe.org

 


Oficina quarta-feira dia 7 a  sexta-feira dia 9/11  das 14:00 – 18:00

Oficina no sábado dia 10/11 das 11:00 – 18:00

 

Exposição: 10:00h – 19:00h

http://www.niklasroy.com/